Blog
27/07/2022

Alarmes de incêndio – O que são e quais os tipos de alarmes de incêndio?

Alarmes de Incêndio

Se você prioriza a segurança e bem-estar de todos os colaboradores da sua empresa e ainda não adotou um sistema de alarmes de incêndio eficiente, temos uma dica para você. É imprescindível que qualquer dono de empresa tenha um sistema eficiente de alarmes contra incêndio instalado nas dependências do edifício.

Não basta investir em extintores, placas de sinalização e treinamentos se o prédio não conta com um sistema básico de alarme de incêndio. Pois até o sistema mais simples pode evitar maiores acidentes.

O que são os alarmes de incêndio

Os alarmes de incêndio são sistemas cuja sua principal função é alertar para pontos de incêndio dentro das dependências do prédio/galpão em que for instalado, a fim de agilizar os procedimentos e possibilitar uma rápida ação do Corpo de Bombeiros para controle da situação.

O melhor ponto destes sistemas é que não só identificam a chama em si, mas também contam com detectores de fumaça e calor. O que traz uma amplitude e maior segurança para todos os colaboradores presentes no edifício.

Essa é a função básica de um alarme de incêndio, mas além disso existem dois tipos de sistemas que funcionam de forma diferentes.

Quais os tipos de alarmes de incêndio

Podemos ter dois tipos de alarmes de incêndio, os de sistema convencional e os com sistema endereçável. Para que você não fique só no conhecimento básico, vamos explicar um pouco mais sobre as diferenças entre ambos esses sistemas.

Mas antes de falarmos sobre as diferenças, um ponto em comum entre os dois tipos de sistemas são os acionadores, dispositivos ligados tanto no sistema endereçável quanto no convencional, que permite sua ativação manual.

O que agiliza ainda mais o processo em caso de emergência pois é possível avisar a todos com alarmes de forma mais rápida e iniciar o processo de evacuação antes mesmo do sistema central acionar ajuda.

Sistema de alarme de incêndio convencional

É o mais simples dos sistemas, sendo utilizado em ambientes menores, pois não exige menos dispositivos, o que consequentemente geram menos custos com instalação e manutenção.

O sistema convencional permite o monitoramento de áreas delimitadas por zonas ou setores com o auxílio de uma central de alarme, detectores e acionadores. Assim que temos um princípio de incêndio, o detector é acionado e a central recebe o aviso de qual zona se iniciou o incidente e a central cuida para que as providências ideais sejam tomadas.

O sistema convencional identifica de forma geral a zona que foi atingida, o problema é que com esse tipo de identificação não é muito específico, o que significa que para locais muito grandes ele não seria eficiente.

Além disso, o sistema de alarme de incêndio convencional não consegue identificar falhas e defeitos de maneira automática, o que te obriga a estar sempre fazendo uma manutenção periódica.

Sistema de alarme de incêndio endereçável

Diferente do convencional, o sistema de alarme de incêndio endereçável permite que cada dispositivo associado a ele receba seu endereço próprio dentro da central principal, o que significa que esse sistema consegue identificar com maior precisão os princípios de incêndio.

Além disso, por cada dispositivo interligado contar com seu próprio endereço, a central consegue controlar esses aparelhos de forma individual e mais rápido que no sistema convencional. Outro ponto positivo é que esse sistema identifica suas falhas e defeitos automaticamente.

O sistema endereçável é composto por um central, detectores de chama/fumaça/calor, acionadores automáticos e manuais, sinalizadores e módulos de entrada e saída. Uma semelhança com o convencional é que a central é responsável por receber todas as informações dos outros dispositivos e ativar as medidas necessárias em caso de incêndio.

Os detectores ligados ao sistema endereçável conta com dois tipos de dois tipos de circuitos:

  • Classe A: é um circuito fechado em que as informações saem da central, passam pelos dispositivos do sistema e retornam à central. A comunicação é feita por meio de um anel que permite interrupções eventuais ou que problemas de instalação não paralisem totalmente seu funcionamento.
  • Classe B: um circuito aberto, onde as informações saem da central e terminam no último dispositivo do sistema. Nos circuitos abertos, em casos de interrupções em qualquer parte, o circuito todo fica comprometido. Sua simplicidade exige menos cabos o que reduz os gastos finais.

Alarmes de incêndio é na Eurofire Tecnlogia

A principal missão da Eurofire Tecnologia é fornecer aos nossos clientes as melhores soluções em sistemas inteligentes de segurança contra incêndio em empresas de médio e grande porte. Buscamos entender todas as necessidades dos clientes assim desenvolvemos e aprimoramos soluções sob medida, equipamentos de ponta e serviços da mais alta qualidade.

Possuímos uma tecnologia de última geração, nossos sistemas inteligentes em detecção e alarme de incêndio são produtos da geração 4.0. Todo o controle e monitoramento está na palma da mão de nosso cliente, nossa tecnologia permite transformar prédios existentes e novos em edifícios inteligentes.

Então se você está buscando soluções inteligentes e inovadoras em sistemas contra incêndio, para raios e monitoramento remoto, a Eurofire Tecnologia tem tudo que você precisa com a melhor qualidade do mercado.

Artigos mais Recentes

© Copyright 2024 - Eurofire. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Multlinks.